Clique Cristão

Preparativos para a JMJ são apresentados aos bispos na Assembleia

26 / abr / 2012

A imprensa pôde acompanhar de perto parte da sessão realizada no fim da manhã desta quarta-feira, penúltimo dia da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Na pauta de discussões, estavam os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013.

O presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, abordou na sessão os subsídios provenientes da Comissão nesse um ano de existência. “A Pastoral Juvenil quer garantir antes, durante e depois da JMJ a formação dos nossos jovens em vista da construção da civilização do Amor”, destacou.

Em seguida, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, apresentou os membros do Comitê Organizador Local (Col), que está à frente do evento, e mostrou um breve vídeo sobre a JMJ. Para Dom Orani, é motivo de grande alegria poder organizar a Jornada. “É com muita alegria e responsabilidade que acolhemos esta missão de organizar a JMJ”

Preparativos

O membro da equipe nacional da JMJ, padre Joel Portela, apresentou um breve resumo sobre os principais preparativos para a Jornada. Ele deu detalhes sobre o processo de inscrição, que será realizado somente pela internet, e hospedagem para os participantes.

O sacerdote citou ainda a existência de um cartão de alimentação, bilhete único para o transporte público durante o evento e o kit peregrino, que será distribuído por idioma em diversos setores no Rio de Janeiro.

Padre Joel também lembrou o grande legado da JMJ, que, segundo ele, abrange os aspectos pastoral, social e ecológico. Ele destacou a necessidade de se participar da Jornada. “A Jornada é livre, é uma experiência de Igreja. Ela é livre, mas necessária”.

Ele completou ressaltando a preocupação com a assistência aos peregrinos. “A inscrição permite que o peregrino seja acolhido em suas necessidades. Teremos uma grande preocupação para que os peregrinos, durante a JMJ, não fiquem soltos e sejam acolhidos no Rio”.

Os assessores nacionais da Jornada, padre Antônio Ramos do Prado e padre Sávio Ribeiro, destacaram, respectivamente, a caminhada de evangelização a partir dos ícones da JMJ e o itinerário pastoral de preparação para a vivência dessa Jornada. Atualmente, 118 dioceses já receberam os ícones da JMJ .

Ainda como forma de preparação, padre Sávio citou os seminários de comunicação, bioética e missionariedade, que estão sendo programados em parceria com as respetivas comissões episcopais e devem ser realizados ao longo deste ano.

 

Fonte: Canção Nova

Deixe seu recado

Deixe seu recado:

*